segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Religiões.


Algumas pessoas falam que é perda de tempo discutir sobre religião, política ou futebol, não concordo, pois não importa qual seja o assunto, seja sobre BBB ou sobre física quântica qualquer tipo de discussão pacífica é valida para a edificação e enriquecimento do seu conhecimento, principalmente os temas a cerca da religião, pois é através da discussão sobre esses temas que você passa a conhecer os ensinamentos e preceitos de outras religiões que não seja a sua.

Em minha opinião discutir sobre qual seria a religião certa ou mais correta é que é sim uma perda de tempo, até porque normalmente não temos nem o poder de opinar sobre qual religião seguir, frequentemente seguimos as crenças costumes e religiões impostas pelos nossos pais, naquela de que se serviu para os meus antepassados serve para min. É lógico que isso não acontece e nem se pratica a todos, pois se fosse assim até hoje estaríamos cometendo atos que não se enquadrariam nos conceitos de convivência modernos, só quero enfatizar que normalmente a escolha da religião se dar devido ao lugar que nascemos e quando nascemos. Se o individuo nasceu na Itália ou America do sul é provável que sem escolha própria ele seja católico ou educado nos costumes católicos, nascendo na índia provavelmente se tornará hindu, nascido no Paquistão será mulçumano, nascido em um país socialista provavelmente será ateu.
                                                   foto: http://www.brasilescola.com
Independente de onde você viva, já deve ter percebido o quanto a religião influi na vida de milhões de pessoas, algumas religiões tem hábitos e costumes que são repetidos pelos seus praticantes ao longo do dia da semana do mês ou do ano, o que às vezes parece estranho para uns soa como natural e normal para outros.
O homem ao longo da historia da humanidade tem convivido com os seus anseios, provações e duvidas, e através das religiões que o homem procura respostas para esses enigmas, incluindo os enigmas acerca da morte.

E as pessoas que não professam religião alguma? Nem crença em nenhum deus?E os que acreditam que deus é algo desconhecido?  Os ateus e agnósticos.

Não ter fé em deus ou acreditar que ele é algo desconhecido, não vem a nos mostrar que estamos falando de pessoas sem princípios ou ética, assim como professar alguma religião não nos mostra que a pessoa seja portadora dessas qualidades.

As manifestações religiosas vêm se tornando a cada dia mais diversificadas, de contra peso e praticamente ao mesmo tempo devido às inovações tecnológicas e dos meios de comunicação o mundo se torna cada vez menor e mais rápido.

Nunca chegaremos a uma conclusão sobre qual religião é a correta, isso é uma opinião muito própria, que é formulada com o passar dos anos, a partir do desenvolvimento da sua mentalidade associada à busca pelo conhecimento sobre esse assunto, é assim que nos tornamos capazes de tomamos essa decisão, contudo para aqueles que não buscam entender outras religiões, pois se sentem traidores da sua própria fé dou um conselho, respeitem as religiões (ou a falta delas) a vocês impostas por ocasião do vosso nascimento e passe a viver respeitando as demais e a todos os outros semelhantes que não compartilham das suas idéias.

Gostemos ou não temos que aprender a conviver com as diferenças. Pois é nas diferenças que nos conhecemos melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário