segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MEC quer tablets nas escolas.



No final da década de 80 os computadores começaram a invadir as escolas, porém seu uso era restrito as atividades dos professores e da secretaria, não demorou muito para que as aulas nos laboratórios de informática começassem a fazer parte do cotidiano dos alunos.

Agora chegou a vez dos tablets invadirem a sala de aula, para isso acontecer, o Ministério da Educação (MEC) vai lançar este ano um edital para que as redes de ensino possam adquirir o equipamento a custo mais baixo, como fez com os laptops do programa Um Computador por Aluno (UCA).

Considerando o total de matrículas na rede pública dos ensinos fundamentais e médios, o número de estudantes que têm um computador vindo do UCA em mãos hoje dentro da sala de aula representa menos de 2% das matrículas, segundo os responsáveis os tablets vem não para substituir mais sim para complementar os meios e os métodos já utilizados.

Ainda não se tem uma avaliação conclusiva sobre o UCA, mesmo assim o MEC já pensa em implantar uma nova tecnologia na sala de aula, neste ano, o MEC divulga o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, indicador que mede a qualidade do ensino oferecido pelas escolas do país e é calculado a cada dois anos. Com esses dados será possível comparar se houve melhoria no desempenho das escolas que receberam os laptops entre 2009 e 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário