quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Nasa: 2011 foi o 9° ano mais quente do planeta desde 1880



Levantamento realizado pela Nasa aponta 2011 como o 9º ano mais quente do planeta desde 1880, quando a agência espacial norte-americana iniciou os registros de temperatura.

No ano passado, a temperatura média do planeta ficou 0,92 grau Celsius acima da média do início do século 20. Sabemos que o planeta tem absorvido mais energia do que emitido, afirma o diretor do Instituto Goddard para Estados Espaciais, James E. Hansen.
Mesmo sob a influência de fenômenos como La Niña, que costuma esfriar a Terra, e com baixa atividade solar, 2011 foi um dos dez anos mais quentes que já registramos, afirma Hansen.

Agora cientistas temem que um lago de água doce situado no meio do Ártico possa alterar as correntes marinhas e provocar mais mudanças no clima.
O lago é formado por águas lançadas por rios no mar. Uma corrente oceânica envolve essa água, no chamado Giro de Beaufort, que ao fazer um movimento circular encapsula a água doce num ponto, evitando a mistura com a água salgada.

Cientistas da Universidade College London e do Centro Nacional de Oceanografia do Reino Unido temem que a manutenção das mudanças dos ventos e o derretimento das calotas polares podem levar a um transbordamento do lago, que poderia mexer com as correntes oceânicas, provocando alterações climáticas na Europa.
Texto retirado do site terra.

E a guerra continua alguns dizem que o mundo está aquecendo a níveis alarmantes outros dizem que isso é um processo natural e que o mundo está se preparando para um grande resfriamento, se 2011 foi o 9° ano mais quente então quer dizer que em 8 anos o mundo esteve mais quente do que nos dias atuais, será que esse 8 anos foram na ultima década ou será que foram em meados do  século XX ou até no final do século XIX quando começaram os registros sobre temperaturas,.

Então? Aquecimento ou resfriamento? Essa duvida permanecerá ate que o mundo nos mostre quem tinha razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário