quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Nunca um comercial de televisão refletiu tão bem a realidade brasileira como esse:


Todo começo de ano esses acontecimentos se repetem, o Brasil e principalmente são Paulo poderia usar o Japão e Tóquio como exemplo, todo ano em torno de 20 tufões assolam o território japonês. Desses, dois ou três atingem a cidade de Tóquio, as chuvas demoram horas e até dias.

Com tudo isso a mais de 20 anos nãos e tem noticias de alagamento em Tóquio, por quê?
O subsolo de Tóquio alberga uma fantástica infraestrutura cujo aspecto se assemelha ao cenário de um filme de ficção científica de Hollywood, os túneis formam um colossal sistema de drenagem de águas pluviais destinado a impedir a inundação da cidade durante a época das chuvas. O esquema é sofisticado a ponto de separar a água do começo de uma chuva, muito poluída, da água mais limpa que vem depois, e é aproveitável depois de tratada. O mais legal é que depois que a chuva para se for preciso  toda a água e bombeada de volta para os rios.

Segundo algumas reportagens sobre o assunto foram gastos 2 bilhões de dólares para a construção desta obra, agora eu pergunto se esse sistema é capaz de prevenir enchentes provocadas por tufões, seria capaz de prevenir as enchentes da cidade de são Paulo? Será que nos últimos 20 anos o Brasil não gastou bem mais do que 2 bilhões para tentar remediar os prejuízos provocados pela enchentes de verão, será que o gasto com uma copa do mundo realizada no Brasil não custará bem mais do que a construção de uma obra parecida coma de Tóquio?

Conclusão: Não existe problema insolúvel. Basta querer enfrentá-lo.
Para esse nível de tecnologia, as “enchentezinhas” de São Paulo, Rio, etc. são tiradas de letra.

Veja imagens das obras nos Subterrâneos de Tóquio:








Nenhum comentário:

Postar um comentário