sábado, 24 de dezembro de 2011

A VERDADE SOBRE O NATAL?

 

Em cada país ele recebe um nome diferente, Papai Noel, Santa Claus, Saint Nicholas, Père Noel, Sinterklaas, Father Chrismas, Kris Krigle… Não importa o nome, a figura é a mesma, personificada e representada por milhares de pessoas ao redor do mundo.

A sua imagem pode confundir, pois quem gosta de historia logo associa o bom velhinho a fatos ocorridos no passado,  afinal ele usa barba, não distingue as crianças devido a sua classe social, e ainda por cima se veste de vermelho, seria o Papai Noel comunista?  Confunde mesmo na verdade Papai Noel é um agente capitalista. O bom velhinho não passa de mais uma tramóia mundial visando enormes lucros financeiros.

O que é verdade é o que é mentira dessa fantasia toda, sinceramente eu não sei, quando criança preferia acreditar que os presentes recebidos na noite de natal eram trazidos dos confins do Pólo Norte pelo bom velhinho. Se pudesse voltar no tempo, não autorizaria ninguém a me contar, muito menos formularia perguntas ou argumentos que tinham como único propósito acabar com a fé no vovô de barba branca.

De repente você cresce e descobre que tudo não passava de uma conversa fiada dos seus pais, que tolamente repassaram o que aprenderam com “intelectuais” da mente e do comportamento humano. Será que vale a pena toda essa mentira? Será que pensam nas crianças quando inventam essas mentiras e depois desmentem sem o maior pudor? Assim queridos pais estão ensinando aos seus filhos que uma mentirinha de vez em quando não faz mal a ninguém.

De repente na minha cidade me deparo com um Papai Noel entregando presentes para as crianças nas ruas, figo indignado ao ver os olhos das crianças que não estão recebendo os presentes, claro esse papai Noel é dono de loja e esta entregando os presentes aos filhos dos pais que foram até a sua loja comprarem presentes para os seus queridos herdeiros.

O que será que pensam os que não recebem os presentes? “Por que as crianças pobres não ganham presentes? Será que ele esquece de min esse ano?” Para explicar essa mentira, só outra. A desculpa que nem todas as crianças ganham presentes é muito simples: “só ganha presente quem se comporta direitinho”. Portanto, se as crianças pobres, as que moram em favelas e as que não moram em lugar nenhum, não recebem presentes, é por que fizeram maldades. Quem sabe aquela criança faminta não assaltou alguma senhora rica, ou pediu troco no sinal, cheirou cola, ou até roubou um pão só por que estavam morrendo de fome.

Se Papai Noel mora no Pólo Norte porque os presentes sempre vêm escritos “MADE IN CHINA” ou coisa parecida. Na verdade, Papai Noel é acionista da grande maioria das empresas do mundo, sob disfarce é claro. Portanto, ele pode fabricar qualquer coisa em sua indústria no pólo norte. Mesmo que seu presente venha escrito “MADE IN COREA”, tenha código de barras e um cartão da LOJA X, isso não significa que ele não tenha sido enviado pelo Papai Noel.

Porém a mais assustadora revelação é que o Papai Noel foi comprado pela Coca-cola. Sim o refrigerante mais famoso do mundo foi quem criou a imagem do bom velhinho gordo, simpático e caridoso vestido de vermelho e branco com uma cinta preta (as mesmas do refrigerante). Ele apareceu pela primeira vez em 1920, em uma peça publicitária criada pelo publicitário Thomas Nast. Por um acaso você já viu a Pepsi enfeitada pelo “bom velhinho”?
Hô-hô-hô-hô… Feliz natal e boas compras.



Texto original: Rodolfo Alves em http://colunas.digi.com.br/rodolfoalves/a-verdade-sobre-o-papai-noel/
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário