terça-feira, 1 de maio de 2012

Senna.... o mito!


 
Que Ayrton Senna foi definitivamente um dos maiores corredores da história da Fórmula 1 não tem como negar, raçudo, impetuoso, com instintos e reflexos precisos além do ponderavelmente humano.

O que muita gente não sabe é que todo esse mito criado em torno dele, teve influência da Globo, Ayrton foi e é uma marca que gera muito dinheiro, foi muito bem explorada pela mídia brasileira. Hoje 18 anos da sua morte ainda tem gente que acredita que o acidente foi provocado pela própria equipe.

Senna não era um piloto espetacular muito a frente dos seus contemporâneos, era portador de muitos defeitos, assim como muitos só foi campeão quando tinha o melhor carro, um dos campeonatos ele venceu porque foi desleal, a maioria dos pilotos, apesar de admirarem sua técnica, o achavam insuportável.

Sua maior qualidade, ser extremamente arrojado e muitíssimo competitivo, foi também seu maior defeito, porque na ânsia de sempre vencer, fundia motores, errava e se descontrolava, era um obcecado por vitórias e não sabia perder.

Muito da fama dele se deve ao temperamento de Nelson Piquet. Já que a Globo viu em Senna a chance de transformá-lo em um herói nacional, e assim aumentar a sua audiência, a emisora não conseguiu isso com Piquet, pois o mesmo esnobava a Rede Globo e a imprensa em geral. F1 para ele era diversão e ele cagava na cabeça da mídia. Isso fez com que a imprensa não desse a ele o devido valor.

Os últimos anos de Senna na F1 não foram nem reflexos dos seus anos de gloria, já em 94 senna testemunhou nascimento de Michael Schumacher para o automobilismo, Senna já estava 20 pontos atrás de Schumi quando ocorreu o acidente que tirou a sua vida.

Na verdade não vivi a era Senna, tenho vagas lembranças sobre o acidente, na época eu tinha apenas 7 anos, tudo o que relatei foi depois de ler livros e artigos que mencionam relatos da vida de Senna.

Nada do que relatei foi com a intenção de fender a imagem de Senna, muito pelo contrario, apenas mostrar o quanto a mídia pode ser cruel e interesseira.

O mito vive, seus defeitos e falhas não vão apagar os vídeos de suas corridas nem as instituições de caridades e projetos sociais que funcionam em seu nomes ajudando milhares de pessoas. 






Talvez Senna seja o mais inocente nisso tudo.
Serei sempre admirador do seu trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário